Postado em 11 de Abril às 08h00

Kemia conquista prêmio nacional de química

Premiações (6)

Atender às necessidades do presente sem comprometer as necessidades das futuras gerações, é o que empresas sérias procuram fazer. E quando uma empresa atinge o máximo, para contribuir ainda mais, ela é reconhecida. Foi por isso que a empresa Kemia Tratamento de Efluentes, recebeu o Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), no 23º Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq) que ocorreu no dia 7 de dezembro de 2018.

O evento reuniu executivos da indústria química e de outros setores industriais, autoridades do governo, pesquisadores e acadêmicos. A Kemia foi vencedora na Categoria Startups com o projeto "Reatores eletrolíticos para o tratamento de efluentes industriais de aterros sanitários e esgoto". O objetivo é desenvolver um produto/solução para tratamento de efluentes utilizando tecnologias verdes de eletro-oxidação e eletrofloculação no intuito de tornar o processo mais eficaz, ambientalmente correto, de simples operação, econômico e sustentável.

“Uma tecnologia inovadora, de elevada eficiência e compacta. Essa premiação veio posicionar a Kemia no mercado como uma empresa jovem que se dedica a pesquisa e a parceiros importantes como universidades e centros de pesquisa aplicada da região, que compartilham conosco esse sucesso”, disse Ricardo Leidens, sócio administrador da empresa, ao receber o maior prêmio da indústria química brasileira.

O sócio da empresa Rafael Celuppi, relata que a pesquisa iniciou há alguns anos, junto a parceiros, e está no segundo ano de aplicação. Já foi implantado em empresas de Chapecó e do Paraná. "A indústria química representa 2,5% do PIB do Brasil e é uma das mais fortes do país. Esse prêmio detém grandes marcas e nós, com essa tecnologia, conseguimos colocar Chapecó no circuito da indústria química nacional".

  • Kemia - Tratamento de Efluentes -
  • Kemia - Tratamento de Efluentes -
  • Kemia - Tratamento de Efluentes -

O Prêmio Kurt Politzer de Tecnologia reconhece projetos de inovação tecnológica na área química que demonstrem a inventividade e a criatividade de empresas e pesquisadores. A premiação recebeu o nome de Kurt Politzer em 2011, uma homenagem ao doutor e professor de química que colaborou por cerca de 30 anos com a Abiquim. Considerado um dos mais importantes personagens da história da química do Brasil, Kurt Politzer fez parte do Conselho Diretor da entidade e coordenou a Comissão de Tecnologia.

Além de divulgar as metodologias empregadas e capacitações existentes, o prêmio também estimula novos núcleos de inovação na indústria química. Ao longo dos anos, cerca de 30 empresas e 20 pesquisadores já foram premiados. Os trabalhos vencedores são anunciados no Encontro Anual da Indústria Química (Enaiq), realizado entre os meses de novembro e dezembro de cada ano.

Veja também

1ª Rodada de inovação para a água21/07/18      Nos dias 13 e 14 de junho de 2018, a KEMIA participou da exposição de startups da 1ª Rodada de inovação para a água na FIESC, em Florianópolis.         O evento, promovido pela FIESC, Governo de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Fapesc e Fundação Certi, tem o objetivo de......
Reservas de águas subterrâneas em perigo05/04/17 Estudo descobre que a agricultura está levando as reservas de águas subterrâneas para um ponto de ruptura Compras de supermercado ambientalmente conscientes não envolvem apenas considerações sobre as fontes de......
KEMIA VENCE A PRIMEIRA EDIÇÃO DO INOVAPORK05/06 Desenvolvido para fomentar a inovação em suinocultura pela Embrapa Suínos e Aves, a primeira edição do Inovapork premiou a startup Kemia por conta de uma solução de tecnologia verde de......

Voltar para Cases